sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Sobre Júnia


Como comentei em sala na última aula, alguns autores apontam que houve alteração no texto Bíblico para que uma mulher – Júnia – citada como apóstolo, fosse transformada em homem – Júnias – para se harmonizar com as idéias a respeito do lugar das mulheres na Igreja (Ehrman, 2006: 194-195). Assim, o texto de Romanos 16:7 na Bíblia Almeida diz “Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.”. Já a Bíblia de Jerusalém, mais fiel aos manuscritos descritos por Ehrman diz “Saudai Andrônico e Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos exímios que me precederam na fé em Cristo.”.

De acordo com a tradição da Igreja, que é assentada em textos paulinos, como I Coríntios 15:3-10, todos aqueles que tinham visto Cristo ressuscitado, seriam apóstolos. O próprio texto fala que Cristo apareceu a mais de 500 irmãos, fora os 11 e o próprio Paulo. O mesmo texto diz que o primeiro a ver Cristo foi Pedro, descartando Maria Madalena (Mt. 28:1-8; Mc. 15:42-46; Luc. 24:1-8; Jo. 20:1-4 e 11-18) e as outras mulheres (Luc. 24:9-11).

Será que Paulo não sabia? Maria Madelena já era morta? Ou será que as histórias a respeito da ressurreição não tinham circulado com todos os detalhes ainda? Em todo o caso, tendo Cristo aparecido para mais de 500 pessoas, seria improvável que todas fossem do sexo masculino. E Paulo não excluiu Júnia do círculo apostólico.

Florence M. Gillman discute a querela em torno de Júnia destacando que até a Idade Média, havia um quase consenso de que se tratava de uma mulher. A partir do século IX e X, os acentos começaram a serem introduzidos no grego e houve a alteração do nome para o masculino, alteração que persiste em muitas Bíblias até hoje. (GILLMAN, 1998: 80-85) A conveniência de tal mudança em relação aos espaços femininos na Igreja Primitiva cabe a vocês julgar.

BIBLIOGRAFIA:

Bíblia de Jerusalém.

Bíblia Almeida, Revisada e Atualizada.

EHRMAN, Bart D. O que Jesus Disse? O Que Jesus não Disse? Quem Mudou a Bíblia e Por quê? Rio de Janeiro: Prestígio, 2006.

GILLMAN, Florence M. Mulheres que Conheceram Paulo. São Paulo: Paulinas, 1998.

5 comentários:

RENATO disse...

O QUE ME PREOCUPA É QUE A AMADA SE APRESENTA COO FEMINISTA. PARECE QUE AO INTERPRETAR O TEXTO NÃO HOUVE IMPARCIALIDADE, MAS UM PROFUNDO SENTIMENTO FEMINISTA.

Valéria Fernandes disse...

Renato, não existe análise imparcial. Meu ponto de vista é feminista e o instrumental teórico que utilizo é academicamente validado. Aliás, meu doutorado é em Estudos Feminsitas e de Gênero. Mas existe a bibliografia que citei, você pode recorrer a ela e tirar suas próprias conclusões.

Unknown disse...

Queria entender qual é o preconceito com as mulheres??
Eu gostei da matéria e achei bastante esclarecedora!

Renato Martins disse...

Embora tenha uma forte carga de feminismo, acho que é válida a reflexão aposentada no texto, até porque você não é a única que mantém essa posição. De todo modo, como membros do Corpo de Cristo, homens e mulheres devem servi-Lo, exercer seus dons, ministérios e serem ativos na edificação desse Corpo.
Gostei do texto. Forte abraço.

Pra Cristiane Correia disse...

Esclarecedor!!
Que Deus os abençoe!!